A Organização Institucional para a Educação a Distância na Universidade Federal do Acre – UFAC tem sido uma ação que vem ocorrendo desde 2005, quando um grupo de docentes foi incitado a pensar em EAD. Na ocasião havia a sinalização de uma larga demanda de oferta de cursos superiores em todo Estado do Acre.
A UFAC optou por implantar um Núcleo que pudesse pensar o processo de expansão das ações universitárias, para levar o Ensino Superior para o interior através dessa modalidade de ensino.
Ainda em 2005, instituiu-se uma diretoria que passou a debruçar-se em estudos sobre as múltiplas possibilidades de oferta de Ensino a Distância. Posteriormente surge o NIEAD, que começa a desenvolver suas ações através de um plano de sensibilização e capacitação de docentes interessados em atuar em EAD.
Dentre as ações realizadas no percurso de 2005 a 2011, destaca-se o planejamento, construção e entrega do prédio para o funcionamento do NIEAD, que embora ainda esteja em fase de organização, significa um grande avanço rumo a implantação da EAD na UFAC.
No alvorecer de 2012, olhando o cenário nacional e local, a equipe remanescente de 2009 intensifica as ações no direcionamento da solicitação do credenciamento da UFAC junto ao MEC para começar a oferecer cursos à distância com o financiamento da Universidade Aberta do Brasil.
A equipe do NIEAD entende que um plano de implantação de uma nova modalidade de ensino, de tamanha repercussão para a UFAC, precisa estar diretamente imbricado com o plano estratégico da instituição que o gera.
A nova gestão, que acaba de assumir a administração superior, acredita nas dimensões e alcances da modalidade de ensino a distancia e apresenta novas proposições para uma política mais incisiva de educação a distância.
Dessa forma, respeitando e contemplando o plano de desenvolvimento institucional da UFAC apontamos a missão, visão e valores para a Educação a Distância.